FAET, Fábrica de Aparelhos Eletrotérmicos, é uma empresa 100% nacional com 77 anos que atua no mercado de eletrodomésticos portáteis. Atualmente localizada no Bairro do Rio Comprido no Rio de Janeiro.

A história da FAET

1927 - Sob denominação de Andor Bokor (firma individual), foi fundada em 27 de agosto de 1927, à Rua Dias da Cruz - Méier, fabricando peças torneadas. Seu fundador, imigrante húngaro, torneiro de profissão, trabalhava como empregado na Brahma durante a noite, quando criou a empresa que é hoje a FAET. A seguir iniciou a fabricação de artefatos de toucador como caixas de pó de arroz, etc.

1939 - Iniciou a fabricação de fogareiros a querosene.

1940 - Durante a 2ª Guerra Mundial foi considerada Indústria de Guerra, fabricando peças para metralhadoras, granadas e cantil de águas.

1943 - Iniciou a fabricação de peças e montagem de ventiladores para a firma Sudeletro que importava então os motores dos Estados Unidos.

1946 - Adquiriu a indústria ECO e iniciou a fabricação de esterilizadores de água, chuveiros elétricos, ferros de engomar, ferros de solda e fogareiros elétricos. Ainda em 1946 foi constituída como Metalúrgica Bokor S.A.

1947 - Iniciou a fabricação de motores para ventiladores.

1948 - Adquiriu a empresa Dias Garcia e iniciou a fabricação de extintores de incêndio.

1957 - Sucedendo a Metalúrgica Bokor S.A., surgiu a FAET (Fábrica de Aparelhos Eletrotérmicos S.A.). Nesta ocasião a empresa já fabricava além de ventiladores, esterilizadores de água, ferros de engomar, fogões a querosene e a gás e também botijões para gás.

1976 - Adquiriu a Indústria de Plásticos Plastimat e iniciou a fabricação de seus próprios componentes plásticos, além de componentes para indústria de cosméticos.

1986 - Muda a razão social para FAET S.A. Adquire o Fundo de Comércio Máquinas e Moldes da Braun do Brasil Ltda, situada em São Paulo, e passa a fabricar toda a linha da Braun no Brasil, exceto barbeadores.

1990 - Transfere para o atual parque industrial no Rio de Janeiro, as instalações e máquinas pertencentes a Braun do Brasil.

Alguns produtos da FAET
(Clique na imagem para ampliar)



« Voltar